Dicas para Revendedoras

1. Ouça o cliente.
Muitas pessoas não sabem exatamente o que querem, por isso, ouça atentamente o que o cliente tem a dizer. Somente após ouvi-lo com atenção e entender o que ele deseja você vai poder indicar os produtos apropriados.

2. Conheça os produtos.
Para cada tipo de cliente, indique um tipo de produto. Tenha em mente produtos coringas, que possam se adequar a gostos e perfis variados. Mas fique atenta: ofereça esses produtos apenas se o cliente não souber bem o que procura. Pense em acertar, e não somente em vender, a qualquer custo.

3. Diferencie os perfis de compra (homens x mulheres).
Homens e mulheres têm perfis de compra muito diferentes. As mulheres, por exemplo, têm prazer em comprar, e às vezes o fazem como forma de distração. Já os homens, em geral, são impacientes e consideram este programa chato. Vamos ver algumas das diferenças entre homens e mulheres na hora da compra:

Comportamento Masculino

Não gostam de realizar compras;
São impacientes;
Não pesquisam preço;
São menos detalhistas;
Compram mais rapidamente do que as mulheres;
São mais sensíveis às promoções do que as mulheres;
Quando saem para fazer uma compra, normalmente compram apenas o produto que buscam.

Comportamento Feminino

O processo de compra das mulheres é mais longo;
Elas adoram comprar e têm muita paciência para isto;
São mais detalhistas e gostam de experimentar os produtos antes de levá-los;
No caminho de uma compra, aproveitam para comprar outros produtos, pois a mulher tem a habilidade de fazer e pensar em várias coisas ao mesmo tempo;
Não gostam de serem classificadas com estereótipos;
Buscam preço e qualidade ao mesmo tempo;
As mulheres gostam de trocar mais informações e falar a respeito do que compraram;
Elas espalham mais notícias “boca a boca”;
O ambiente, a decoração e o atendimento são muito importantes para elas.